CONGELANDO CUPCAKES, BOLOS E BISCOITOS – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Congelar bolos e biscoitos é muito simples e pode ser muito conveniente se você quer preparar a massa com antecedência.

Você pode congelar a massa antes de assar, ou depois, já assada. É necessário considerar embalagem, forma de descongelamento e tipo de massa antes de escolher a forma correta de congelamento. Lembre-se também, que um bolo ou biscoito que esteve congelado pode sofrer alterações de textura. A princípio, o ideal é congelar a massa e depois assar direto no forno, já que desta forma o resultado final é mais “fresco”.

Congelando a massa ANTES de assar:

Descongelamento – Em geral, massas que ainda não foram assadas normalmente podem ir direto ao forno sem descongelar. Aqui vão algumas dicas:

Biscoitos amanteigados – Enrole a massa criando um formato de rolo, ou da forma que você pretende cortar a massa. Embale com filme PVC ou com um saco hermético e coloque no congelador. Descongele na geladeira dentro do saco hermético. Uma vez que estiver macio o suficiente para cortar as rodelas, fatie e coloque no forno normalmente.

Biscoitos de aveia, de chocolate chips, ou de melaço (que não precisam ser cortados) – Separe as porções individuais da massa (uma colher de sopa, por exemplo) em um papel manteiga. Embale bem com filme PVC e em seguida guarde em um saco hermético. Na hora de assar, remova diretamente do congelador, sem descongelar. Neste caso, o ideal é congelar dentro da forma que você pretende assar.

Para cupcakes, coloque dentro das forminhas de papel, e embale com filme PVC. Asse diretamente sem descongelar.

Brownies devem ser congelados dentro da assadeira, e cobertas com filme PVC ou alumínio. Deixe descongelar na geladeira.

Congelando a massa APÓS assar

Se você for congelar um bolo ou biscoito após estiver assado, também deve tomar alguns cuidados.

  • Você deve esperar esfriar completamente antes de embalar. Caso contrário, o calor vai causar umidade dentro do saco onde você embalou o bolo, impactando na textura.
  • Use um saco hermético e, se necessário, filme PVC para embalar. Tenha certeza que está muito bem embalado, e remova todo o ar possível do saco.

Biscoitos, cupcakes e bolos – devem ser descongelados em temperatura ambiente, dentro de um saco hermético.

Bolos decorados – evite congelar bolos que já estão decorados, pois isso pode afetar a textura e a decoração. O ideal é assar as camadas, congelar em embalagens individuais e após descongelar, decorar o bolo.

Mas, caso seja necessário congelar um bolo já decorado, o ideal é descongelar ele na geladeira.

Por quanto tempo você pode deixar suas sobremesas congeladas no freezer?

A resposta certa é: DEPENDE. É bom sempre testar a receita congelada para sentir a textura e se houve alteração, mas a princípio você pode seguir estas regras:

Biscoitos (massa ou já assado) : 3 meses

Bolos: 3 meses

Pães: 3 meses

Torta de frutas: até 8 meses

Você já congelou massas com sucesso? Compartilhe as suas dicas nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *