Vendas na páscoa: 8 dicas de como preparar sua confeitaria

A Páscoa é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e comerciantes. Essa época do ano apresenta várias oportunidades para propagar a marca, criar campanhas e alavancar o negócio durante as celebrações. Assim, como aumentar as vendas na Páscoa a meio em tantas ofertas?

Esse passo se tornou uma estratégia de sobrevivência para muitas confeitarias e padarias que precisam mudar suas ações para cativar os clientes. Para isso, é necessário preparar o estabelecimento para a chegada desse feriado, mobilizando todos os funcionários para criar um ambiente mais atrativo.

Se você deseja conhecer algumas dicas de como preparar a sua confeitaria e aumentar as vendas na Páscoa, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Monte um cardápio especial

O chocolate é um doce muito simbólico da Páscoa e costuma vender bastante durante essa época do ano. No entanto, muitas vezes as confeitarias e padarias direcionam as vendas apenas para esse produto, quando poderiam preparar outros itens.

Então, é fundamental refletir sobre quais produtos seriam possíveis de serem oferecidos para o cliente além do chocolate. Você pode inovar em receitas como ovo de colher com recheio de bolo, biscoitos amanteigados de coelhinhos, cestinha de coco, alfajor etc.

Além disso, é possível democratizar o seu cardápio e inserir opções sem glúten e veganas para as pessoas. Essa é uma ótima maneira de testar se esses itens têm apelo comercial para o público. Caso tenha um bom resultado, pode adotar esses doces no cardápio fixo da sua confeitaria.

2. Decore a loja

Sempre que datas comemorativas importantes para o comércio estão próximas, a confeitaria deve investir na temática da comemoração. Isso porque um ambiente voltado para a Páscoa faz com que os clientes entrem na onda antes mesmo que o feriado chegue de fato.

Com a imersão desse ambiente, você guiará a sua clientela para que ela esteja preparada para o que está por vir. As pessoas podem não comprar na primeira vez que entrarem na loja, mas certamente elas saberão onde ir quando estiverem prontas para adquirir os doces.

O apelo visual pode ser distribuído pelas paredes, balcões de atendimento, vitrine e outros espaços que você ache interessante. O uso de coelhos de pelúcia, ovos de páscoa e adesivos também é válido. No entanto, tente não exagerar nessa decoração, equilibrando os elementos e as cores para que a confeitaria fique atrativa para os clientes.

3. Ofereça brindes aos clientes

Oferecer chocolates como brindes para aumentar as vendas é uma ótima forma de fidelização. Para isso, faça um cálculo levando em conta o valor médio gasto pelos clientes e avalie a possibilidade de oferecer vários brindes durante o período que antecede essa data.

Além dos doces, invista também na entrega de brindes como pequenos enfeites, mensagens pascais, marcadores de livros etc. Lembre-se que existem alternativas para pagamento em cartão, como débito e crédito. Ao agir desse modo, é provável que você aumente as chances de fixar sua marca e tornar-se mais próximo da clientela.

4. Planeje o orçamento

O planejamento é muito importante em qualquer período do ano. Mas para a confeitaria que deseja fazer ações na Páscoa, ele é ainda mais essencial. A data movimenta a venda de quem trabalha com doces e, por isso, é necessário ficar de olho no orçamento.

O primeiro passo é definir quais produtos serão preparados. Caso pretenda fazer cestas com ovos, por exemplo, além dos gastos com insumos alimentícios, é preciso gastar com laços, embalagem, entre outros. Assim, separe uma quantia para esses materiais, faça a estimativa de vendas e precifique os produtos.

5. Divulgue a confeitaria

Após planejar o orçamento e decorar a sua confeitaria, chegou o momento de divulgar e atrair a atenção dos clientes para o seu estabelecimento. Nesse passo, a dificuldade está em dispor produtos de modo que fiquem em destaque e desenvolver uma comunicação atrativa.

Ter criatividade é uma característica importante para atrair a atenção dos consumidores. Os materiais impressos, por exemplo, podem ser usados em vários pontos, além de serem versáteis.

Outra estratégia muito efetiva é apostar nas redes sociais, como Instagram e Facebook para estimular o compartilhamento das postagens, envolver os seguidores e divulgar os doces. Para isso, lembre-se de investir em imagens atrativas e dicas relevantes que possam cativar o seu público.

6. Promova ações em sua confeitaria

Promover ações na confeitaria é muito importante, desde que a fluidez do processo interno e o capital de giro não sejam comprometidos. Uma boa maneira de entreter os consumidores, principalmente as crianças, é a caça aos ovos. Para isso, espalhe vale-ovinhos pelo estabelecimento e estimule a clientela a participar dessa brincadeira.

A maioria dos envolvidos serão as crianças. Agradar o filho dos clientes que têm o poder de decisão de compra é um bom modo de atrai-los e mostrar que sua confeitaria se importa com as experiências completas voltadas para essa data.

7. Prepare o time de atendimento

A equipe precisa se preparar para atender todas demandas, não importa a data. Além disso, cada período apresenta sua particularidade, ou seja, o atendimento deve ser personalizado. Portanto, lembre-se de treinar o seu time para que o público se sinta acolhido e especial.

Assim, os funcionários devem estar prontos para esclarecer as dúvidas sobre promoções, produtos e ações que se relacionam à Páscoa. Reforce a importância das felicitações e do bom humor pelo feriado que se aproxima. Toda a clientela deve receber desejos de boa Páscoa.

8. Proporcione degustação para os clientes

Todo mundo gosta de participar de degustações, não importa qual é o produto, não é mesmo? Nesse momento, é importante apostar na inovação. Para isso, vá além do chocolate: ofereça bolos, biscoitos e tortas.

Caso você adote essa prática, lembre-se que a degustação não se resume somente a provar aquilo que está sendo oferecido. A equipe responsável pela degustação deve estar atento para incentivar a compra, tirar dúvidas e explicar as propriedades do doce.

Como vimos, é possível aumentar as vendas na Páscoa com algumas dicas simples para a confeitaria, como investir na decoração, planejar o cardápio, oferecer brindes etc. Para fidelizar os clientes, não se esqueça de preparar os doces com produtos de qualidade.

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