Vendas por redes sociais: veja como realizá-las em sua padaria artesanal

Em tempos de pandemia de coronavírus, o isolamento social tem sido um grande desafio para o dia a dia das pessoas e também para as empresas. Afinal, sem os consumidores poderem sair de casa e com os estabelecimentos de portas fechadas, como manter o negócio funcionando? A resposta pode estar nas vendas por redes sociais.

Desde o início das medidas de restrição e fechamento do comércio, muitas empresas começaram, literalmente, a correr atrás dos seus clientes, aperfeiçoando (ou iniciando) o serviço de delivery e entrando em contato com os compradores por meio da internet.

Se a sua padaria artesanal ainda não adotou essa estratégia, veja como apostar nas redes sociais — o que pode ajudar nesse momento e fortalecer a sua empresa daqui para frente, mesmo após o fim da pandemia. Boa leitura!

Saiba em quais redes sociais apostar

O primeiro passo para ter sucesso em sua estratégia digital é saber em quais redes sociais você vai concentrar as suas ações.

Isso porque as opções digitais são inúmeras, mas grande parte dos seus clientes, provavelmente, estará em algumas redes, apenas. As mais populares, atualmente, são o Facebook e o Instagram, além do aplicativo de conversas WhatsApp.

Se a sua padaria artesanal já está nessas plataformas, você já tem uma base de dados para avaliar onde os seus clientes estão mais ativos, qual rede tem mais seguidores e com quais tipos de publicações eles interagem mais.

Mas se o seu negócio é novo no universo digital, vale a pena criar o perfil nessas plataformas mais populares e começar a testar as suas publicações, a fim de perceber a resposta dos consumidores.

Em relação ao WhatsApp, saiba que existe, atualmente, uma versão exclusiva para empresas, o WhatsApp Business. Trata-se de uma versão gratuita e com muitas funcionalidades para ajudar os pequenos empresários.

Fique atento ao atendimento

Nas redes sociais, o atendimento ao cliente tem as suas particularidades — e se elas não forem respeitadas, certamente, você terá problemas, perdendo vendas e também clientes.

O primeiro ponto que merece a sua atenção é a rapidez das respostas: se as pessoas já são ansiosas no mundo real, saiba que, no virtual, a pressa é ainda maior. Não que você tenha que ficar de plantão na frente da tela, mas demorar muitas horas (ou dias) para retornar o seu cliente vai fazer com que você perca a venda.

No caso da padaria artesanal, por exemplo, muitas vezes os consumidores vão fazer perguntas relacionadas aos produtos disponíveis, com a intenção de comprá-los para consumir logo mais. Portanto, esteja atento quando fizer uma nova divulgação.

O tom da conversa também merece atenção redobrada. Quando escritas, as palavras podem soar de forma diferente de quando são faladas, parecendo ríspidas e grosseiras — o que seria péssimo para a imagem da sua empresa. Então, invista na cordialidade e, até mesmo, nos emojis, para deixar clara a sua expressão.

Também não deixe nenhum consumidor sem resposta (mesmo que o comentário seja negativo), responda as perguntas, resolva as reclamações e esteja sempre disponível.

Divulgue os produtos da forma correta

Em relação à parte técnica das divulgações, as próprias plataformas, além de serem bastante intuitivas, tem ferramentas e tutoriais para ajudar os empresários a fazerem um bom trabalho.

O que vale a pena ressaltar são algumas etiquetas do mundo virtual. Independentemente da(s) rede(s) que você escolher, tenha atenção a alguns comportamentos que podem fazer a sua estratégia ir por água abaixo — o que significa que ela não vai funcionar e, pior, vai atuar contra a imagem da sua padaria:

  • tenha um número limitado de publicações diárias, para não lotar a timeline dos consumidores: se as pessoas acessarem as redes e virem apenas os seus posts, o tempo todo, a possibilidade de o seu perfil ser bloqueado é bem grande. O mesmo vale para o WhatsApp: as pessoas não vão querer que o celular apite o tempo todo por causa das suas mensagens;
  • tome cuidado com o horário das suas publicações, sejam elas nas redes sociais ou no WhatsApp: mensagens recebidas muito cedo ou muito tarde, além de não trazerem o resultado esperado, podem gerar a antipatia e a fúria dos seus contatos, e, consequentemente, o bloqueio. A regra geral é fazer contato em horário comercial, especialmente no WhatsApp.

Monte o planejamento ideal

Para que as suas ações sejam realizadas de forma organizada e realmente eficiente, dedique um tempo para montar um bom planejamento. Nele, além de anotar os horários das publicações, você pode deixar pré-definido que tipo de postagem vai fazer. Algumas ideias são:

  • promoções do dia ou da semana;
  • produto de destaque do dia;
  • dica de saúde para a quarentena;
  • receitas para fazer com as crianças.

Como você pode ver, apesar de muito importantes, as campanhas promocionais não podem ser o único tipo de conteúdo das suas redes. Compartilhar postagens que sejam interessantes para o seu público e que sejam relacionadas ao seu tipo de negócio (como dicas de saúde e receitas) gera engajamento para a sua marca, deixando a sua imagem virtual cada vez mais forte.

Tenha um delivery campeão

Por fim, não negligencie, de forma alguma, o seu serviço de delivery. Nesse período de pandemia, ele será o responsável por levar os produtos que você divulgou e vendeu até as mãos dos consumidores. Além disso, esse é um serviço que já vinha crescendo antes da pandemia, e, portanto, deve continuar com força total quando tudo voltar ao normal.

Para finalizar o seu serviço com um delivery diferenciado, não descuide de alguns fatores:

  • agilidade entre o fechamento do pedido até a chegada na casa do consumidor;
  • pontualidade;
  • qualidade das embalagens;
  • cuidado com a apresentação do produto;
  • cordialidade do entregador;
  • preço;
  • presença nos aplicativos de pedido de comida.

Em relação ao custo, busque oferecer esse serviço com o menor preço possível — até mesmo de graça. Como as pessoas estão fazendo muitas compras dessa forma e a concorrência está grande, ter a sua entrega gratuita pode ser decisiva para o consumidor.

As vendas por redes sociais são uma grande estratégia nesse momento e, como dissemos, as plataformas podem se tornar suas grandes aliadas daqui para a frente, mesmo com o final da pandemia. Aproveite esse período para se especializar e criar um grande diferencial tecnológico.

E por falar em tecnologia, confira, agora, algumas inovações e tendências no mundo da confeitaria!

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